Responsabilidade Ambiental

Nexpack Pallets e Embalagens Industriais

A utilização de madeira em escala industrial pode parecer danosa ao meio ambiente e a natureza. Logo vem a cabeça a imagem do desmatamento das matas nativas brasileiras, principalmente, da Amazônia. No entanto, esta não é a realidade que se observa na produção de embalagens de madeira.

A Nexpack, quase na totalidade de sua produção, se utiliza de madeira de qualidade oriunda de reflorestamento (Pinus e Eucalipto), o que além de evitar o desmatamento de novas áreas de florestas nativas brasileiras, ainda contribui para o meio ambiente. Ao crescer as florestas plantadas (oriundas de reflorestamento) sequestram CO² da atmosfera em volume muito maior do que uma floresta nativa em pé, madura, sequestraria.

Traçando um paralelo com a indústria de celulose, que também utiliza das mesmas espécies de madeira, principalmente, o eucalipto, no Brasil o conjunto da indústria, na totalidade de sua produção, emite 21 milhões de toneladas de CO², mas as florestas plantadas (reflorestamento) que são utilizadas na produção sequestram 64 milhões de toneladas de CO² da atmosfera. Portanto, embora haja críticas em relação ao alto consumo de água subterrânea pelas florestas plantadas, em relação ao CO², o reflorestamento industrial contribui para o meio ambiente. Fonte: Revista Superinteressante, Ed. 299, Dezembro/2011.

A mesma coisa acontece com a indústria de embalagem de madeira e pallets. Ao utilizar madeira de reflorestamento, além de não contribuir para o aumento da degradação da mata nativa brasileira, a cadeia do setor acaba retirando CO² da atmosfera, contribuindo para diminuição do aquecimento global.

Em relação a produção propriamente dita, desde o corte da árvore, serragem da madeira, transporte e montagem final do produto (embalagens) há pouco consumo de energia elétrica e água, o que torna o ciclo produtivo extremamente limpo em termos ecológicos.

 

Nexpack Pallets e Embalagens Industriais

O ciclo produtivo de embalagens de madeira, por exemplo, é mais limpo do que o ciclo da produção do papelão, que além de apresentar um alto consumo de energia, utiliza uma quantidade significativa de água em sua produção. Mais, ainda, em relação ao isopor ou plástico, que se utilizam de petróleo e grande quantidade de energia no processo produtivo e/ou reciclagem, quando for o caso e ainda apresentam grandes problemas em relação ao seu descarte.

Já a madeira, após o produto acabado, além de na sua maioria ser possível seu reaproveitamento e sua reutilização mais de uma vez, sendo corretamente descartados, os resíduos de madeira são triturados e transformados em biomassa, utilizada para a produção de energia elétrica ou em caldeiras, poupando assim a utilização de outros materiais, como, por exemplo, o carvão. Em relação ao resíduo existente em todo processo produtivo acontece a mesma situação, tudo é reaproveitado.

Por outro lado, se o produto não for descartado de forma correta, por não possuir nenhum agente poluidor, com exceção de eventuais grampos e pregos, que não são usados em grandes quantidades, o resíduo, por ser madeira in natura, se reintegra naturalmente ao meio ambiente, sem polui-lo e sem causar grandes impactos ambientais.

Portanto, além da cadeia produtiva não ser um problema do ponto de vista ecológico, pelo contrário, na medida em que se sequestra CO², os resíduos gerados, tanto na produção, quanto após o descarte, não são danosos ao meio ambiente. Assim, a produção de pallets e embalagens com a utilização de madeira oriunda de reflorestamento pode ser considerada uma atividade amiga do meio ambiente.

Selo de garantia de madeira de reflorestamento

Se for requisito ou necessidade do cliente, a Nexpack trabalha com madeira nativa (madeira dura), seguindo todos os procedimentos legais, selecionando apenas fornecedores que estejam aptos a expedir o DOF – Documento de Origem Florestal – referente a matéria-prima que será utilizada no processo produtivo.

A Nexpack destina corretamente todos os resíduos do processo produtivo e possui comprovação disso, possui licença de operação emitida pelo órgão responsável pelo meio ambiente (Secretária de Meio Ambiente e CETESB) e inscrição regular no IBAMA desde 2000.

A preocupação com o meio ambiente está sempre presente em todos os atos da Nexpack, o que faz com que seus clientes tenham a certeza da procedência do produto adquirido.

 

Engradado de madeira
Endereço: Rua Dr. Élton Cesar, No. 174 - Campo dos Amarais - Campinas - SP CEP 13082-025
TEL: (19) 3246-1105

www.nexpack.com.br - todos os direitos reservados